O que é e como funciona a universidade corporativa?

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Por mais que a palavra universidade nos remeta a uma instituição física com campus, corpo docente, salas repletas de estudantes e conteúdos acadêmicos, a versão corporativa apresenta um conceito diferenciado e inovador — afinal, diferente dos centros tradicionais, a universidade corporativa tem um objetivo específico e direcionado para desenvolver profissionais para entregar resultados para o negócio.

Elas podem surgir internamente em empresas públicas ou privadas e seu principal objetivo é desenvolver as habilidades, competências, atitudes e conhecimentos necessários para entregar os desafios dessas organizações — seja por meio de treinamentos, experiências de aprendizagens ou cursos específicos.

Continue a leitura e saiba mais sobre a importância dessa estratégia.

O significado da universidade corporativa

A UC não diz respeito a uma estrutura de ensino física ou digital, mas, sim, a um propósito de possibilitar o desenvolvimento de competências empresariais e humanas dos colaboradores.

Para isso, são considerados os objetivos estratégicos e a missão das organizações por meio de uma educação continuada — afinal, o processo contínuo de qualificação é fundamental para que os resultados das equipes alcancem seu potencial máximo.

Muitas empresas têm decidido pela organização de arquiteturas de aprendizagem para a capacitação de seus funcionários, customizadas às suas necessidades, porque os métodos tradicionais têm se mostrado ineficazes na prática. Além do conhecimento técnico, a UC oferece oportunidade de desenvolvimento de soft skills, conhecimento do negócio e novas metodologias e técnicas que podem otimizar as estratégias organizacionais gerando mais eficiência e resultados.

Confira os principais diferenciais que uma educação corporativa pode trazer para a sua empresa:

Os benefícios da universidade corporativa

A estratégia da UC é focada no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para um melhor desempenho das corporações. Por isso, sua implementação apresenta diversos diferenciais, como:

Trilhas de aprendizagem flexíveis e personalizadas

Enquanto as universidades tradicionais ministram conceitos gerais, de modo engessado e sem direcionamento prático, as versões empresariais permitem que os colaboradores aprendam de acordo com suas necessidades, que se abordem conteúdos específicos e que tenha espaço para experimentação, prática e simulações, fornecendo um aprendizado participativo e alinhado à cultura e estratégia das empresas.

Por meio desse formato, é possível aliar o desenvolvimento e o aprendizado de cada funcionário ao cenário de cada organização — garantindo o melhor desempenho e resultados mais positivos.

Rápida difusão de conhecimento

As UC’s otimizam a transmissão do conhecimento de forma organizada e sistematizada. Com isso, a empresa ganha em custos, porque faz um investimento de maneira assertiva.

É possível ofertar soluções desenvolvidas internamente, fazendo inclusive a gestão do conhecimento estabelecido na organização e também contratar consultorias especializadas em educação corporativa para desenvolver conteúdos e experiências diferenciadas que promoverão uma aceleração na curva de aprendizagem dos funcionários.

Investir nessa estratégia é fundamental pois gera engajamento, retenção, e nivela o conhecimento dos profissionais sobre as práticas e processos das empresas.

Melhoria da imagem da empresa

Uma UC representa um investimento importante para as empresas, pois além dos benefícios estratégicos, de lucro e crescimento, a iniciativa permite que elas sejam reconhecidas como instituições que se preocupam com seu constante desenvolvimento.

O processo de implementação da universidade corporativa

Com as novas soluções de tecnologias para RH e Educação Corporativa e com o apoio de consultorias especializadas no mercado, qualquer organização pode buscar soluções estratégicas de gestão por meio da implantação de uma universidade corporativa.

Para isso, é fundamental que a alta liderança e o time de RH identifiquem as necessidades da empresa e determinem as estratégias que devem ser desenvolvidas, além das dificuldades e dos obstáculos que precisam ser corrigidos. Em algumas situações, uma consultoria especializada pode ser a melhor alternativa para avaliar a condição e as carências de desenvolvimento dos profissionais.

A universidade corporativa pode ser resumida como a capacidade de transformar a aprendizagem em uma proposta de valor da companhia. E você, já utiliza esse recurso em sua empresa? Deixe seu comentário no post e compartilhe suas experiências.



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