O que é cultura de inovação e como implementar em sua empresa?

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Em um universo cada vez mais dinâmico e competitivo, a palavra de ordem no meio empresarial é inovação. Buscar novas soluções, ferramentas e estratégias é essencial para se manter e prosperar no mercado. Por isso, um conceito que tem sido largamente utilizado é o da cultura de inovação.

Estar aberto e buscar ativamente inovação é um importante diferencial em relação às demais organizações, por isso, a implementação desta cultura tem sido realizada em um ritmo cada vez mais acelerado. Confira os motivos!

A cultura de inovação e o seu significado

A cultura de inovação é um conceito fundamental para as empresas que tencionam tornar-se líderes em seus segmentos. Isso porque as organizações que têm como base a inovação em seus processos de desenvolvimento ficam mais preparadas para oferecer serviços ou produtos sustentáveis e competitivos para o mercado.

Não se trata apenas de aprimorar alguma ideia, mas, sim, de cumprir a função de solucionar problemas reais que as empresas enfrentam, seja por meio da constituição de algo completamente novo, seja por meio das melhorias em produtos ou serviços que já existem.

Além disso, esse conceito não está relacionado apenas aos assuntos tecnológicos ou materiais. Ele está presente nos princípios, nas normas, na missão, na visão e nos valores das empresas, ou seja, tudo que envolve a cultura organizacional das instituições.

A importância para as organizações

A velocidade que os processos de mudanças ocorrem, hoje, exige que as organizações se atualizem, caso contrário, podem ficar ultrapassadas no mercado. Por isso, todo líder deve compreender a importância de implantar a inovação nos processos e os benefícios que serão conquistados a médio e longo prazo.

Do ponto de vista interno, o conceito será responsável pela revitalização e crescimento da empresa, além de oferecer novos horizontes e possibilidades aos colaboradores.

Já do ponto de vista externo, a cultura de inovação é uma importante aliada na superação de diversos desafios, como aumento da concorrência, redução do ciclo de vida de produtos ou serviços e, ainda, globalização da economia.

Para isso, os líderes precisam instituir uma gestão participativa e encorajar o desenvolvimento e compartilhamento de ideias. Além disso, devem valorizar as iniciativas, estimular o envolvimento dos colaboradores e propor constantes desafios.

A implementação na empresa

Confira como implementar o conceito nas organizações:

Abra espaços de conversas para novas ideias

Os colaboradores se sentirão à vontade para dar suas sugestões apenas se perceberem que há diálogo para tal. Ou seja, o líder deve estar disponível e estimular os profissionais a compartilharem ideias inovadoras.

Mantenha um ambiente inovador

Além de diálogo, é importante também que seja oferecido um ambiente físico inovador para que as equipes possam pensar de maneira empreendedora.

Salas e bancadas livres, que favoreçam a troca e compartilhamento de ideias ajudam na colaboração, e estimulam a criatividade.

Tolere o erro

Quem busca novas alternativas pode encontrar dificuldades pelo caminho. É importante que as organizações sejam compreensivas e ofereçam suporte às equipes que fracassarem, estimulando sempre um recomeço.

Isso não significa tolerar baixo rendimento, falta de comprometimento ou incompetência, mas entender que os erros fazem parte do processo de inovação.

Pratique reconhecimento

Quando alguma ideia inovadora for colocada em prática, é importante reconhecer a participação dos integrantes no processo — especialmente se a sugestão estiver dando retorno. Assim, os demais colaboradores também se sentirão motivados a contribuir ainda mais para a organização.

Use ferramentas adequadas

A liderança deve estimular a equipe a lançar mão de ferramentas que contribuam para encontrar soluções envolvendo mais pessoas e sendo mais criativa. Utilizar técnicas como brainstorming, agrupamento de ideias e prototipagem podem ajudar o time a encontrar diversas saídas para um mesmo problema.

Ferramentas tradicionais como o PDCA (ou SDCA, em inglês) que compreende o seguinte ciclo: planejar, fazer, verificar e agir, também são importantes no processo de inovação incremental, onde o objetivo é trabalhar a melhoria contínua de processos com foco nos resultados.

A cultura de inovação é um importante conceito para a criação de novas ideias. Confira como desenhar trilhas de desenvolvimento para sua empresa.



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