Liderança é muito mais que um cargo. Por que investir no seu desenvolvimento?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

O desenvolvimento de liderança na organização é uma frente estratégica da gestão de RH fundamental para alcançar bons resultados e promover o crescimento da empresa.

Nesse contexto, há muitos desafios a serem percorridos para que os profissionais desenvolvam as características necessárias e se tornem líderes. Afinal, gerenciar uma equipe exige habilidade comunicativa, diplomacia, capacidade de delegar tarefas e diversos outros talentos.

Neste post, mostraremos as principais razões para você investir em um programa de desenvolvimento de lideranças na companhia. Ficou interessado? Acompanhe este conteúdo e entenda mais sobre o tema!

Qual é a importância do desenvolvimento de liderança?

As habilidades de liderança podem ser aprendidas e desenvolvidas por meio da estimulação adequada. Muitas pessoas têm facilidade para liderar pessoas, mas mesmo assim é preciso que elas aprimorem os seus talentos. É como uma pedra que precisa ser lapidada para se tornar uma joia.

Assim, o desenvolvimento de liderança é fundamental para que o negócio tenha sucesso. Por meio dessa estratégia, é possível auxiliar os líderes a superarem seus obstáculos individuais e a aprimorarem seus pontos positivos, e consequentemente eles se engajam e se tornam mais produtivos.

Além disso, essa modalidade de programa corporativo é uma fonte de aprendizado contínuo. Isso é bastante necessário para o líder, pois exercer esse papel exige dinamismo e flexibilidade para se transformar e se adaptar às novas demandas que surgem.

Como investir no desenvolvimento de liderança?

Acompanhe os passos a seguir e entenda como desenvolver a liderança na sua empresa!

Identifique os comportamentos e as habilidades para a liderança

Ter um papel de líder demanda algumas habilidades específicas, como comunicatividade, diplomacia, cordialidade, paciência, humildade e profundo conhecimento do ramo de atuação. Assim, para investir no desenvolvimento de liderança, é preciso delimitar quais são as características a serem focalizadas no processo de aprendizagem. Isso é importante para que o líder tenha um programa sólido para o seu crescimento.

Mapeie os potenciais líderes

Nas empresas, sempre vão existir funcionários que têm potencial para a liderança. Normalmente, são pessoas cooperativas, proativas, que trabalham bem em equipe e que contagiam os colegas de trabalho com otimismo. Elas podem até não ser tecnicamente as melhores, mas habilidade para lidar com pessoas é fundamental. Assim, é importante desenvolver um olhar atento na organização para identificar pessoas com esse perfil.

Você pode pedir indicações para os gestores que convivem mais diretamente com a equipe. Com isso, as escolhas dos profissionais para o desenvolvimento de líderes serão mais certeiras.

Promova experiências de aprendizagem contínua

Líderes competentes estão em constante aprendizado, pois o mercado passa por contínuas atualizações. Novas gerações estão assumindo cargos de liderança  e com isso diferentes demandas aparecem. Com a transformação digital, há uma rápida mudança de processos e estruturas, e os gestores precisam estar preparados para acompanhar essa velocidade.

Dessa forma, o líder precisa se atualizar com regularidade, para que tenha a capacidade de desenvolver estratégias de intervenção adequadas. É necessário que a equipe de RH estimule o líder a investir no autodesenvolvimento pessoal e profissional, para que os resultados sejam cada vez melhores.

O desenvolvimento de liderança é muito importante para a companhia fortalecer seus gestores e estimular o crescimento pessoal e profissional deles. Essa medida ajuda a reciclar os saberes na empresa e a promover experiências de aprendizado contínuo.

Desenhar programas de desenvolvimento que realmente instrumentalizam os líderes com recursos para atuarem no dia a dia é um papel fundamental da área de Recursos Humanos. Isso garante melhores resultados para a corporação.

E então? Gostou de aprender mais sobre o desenvolvimento de liderança? Confira também o nosso post sobre equipes de alto desempenho. Boa leitura!



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×