Integração de novos funcionários: porque é importante para a empresa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A integração de novos funcionários é uma das etapas da jornada do colaborador dentro da empresa. Ela tem como objetivo acolher os recém-admitidos, trazendo conhecimento e encantamento. É o momento de passar a história da empresa, os principais elementos da cultura organizacional, além de informações burocráticas que facilitam a chegada nas primeiras semanas onde tudo é novo.

Quando não existe preocupação com a integração, os profissionais podem se sentir deslocados e inseguros, questionando inclusive a decisão de trabalhar na companhia. Diante desse cenário, alguns deixam a empresa — até mesmo antes do fim do contrato de experiência.

No entanto, uma estratégia de integração bem planejada traz diversos benefícios. Veja, a seguir, quais são as vantagens de uma integração eficaz.

Disseminação da cultura organizacional

cultura organizacional é composta por uma série de elementos: história da empresa, símbolos, crenças, comportamentos, entre outros. Quanto mais a empresa divulga os atributos da cultura, mais ela será reconhecida e fortalecida entre seus colaboradores.

A disseminação da cultura deixa claro para as pessoas o que é valorizado, o que é esperado em termos de atitudes e comunicação, como a empresa faz negócios e como trata seus clientes e colaboradores. Se na integração, o funcionário experimenta isso, aumenta a chance dele acelerar o engajamento.

Conhecimento dos objetivos

Os objetivos são individuais e organizacionais. Os individuais são aqueles que a função exigirá do novo colaborador, e os organizacionais são aqueles que a empresa deseja atingir.

É importante deixar claro, desde o início, o que a empresa espera que o funcionário realize em sua ocupação e também a contribuição dele no produto final entregue ao cliente, o impacto na organização e a necessidade de aderir aos objetivos organizacionais.

É indispensável apresentar a ele os orientadores estratégicos, tais como: Missão, Visão, Propósito e Valores, para que possa compreender qual o seu papel dentro da organização. Pessoas que sabem o que fazem e porque fazem são muito mais produtivas e motivadas. A empresa só tem a ganhar quando um funcionário sabe a finalidade do seu trabalho.

Engajamento da equipe

Integrar um colaborador é também fazer esforços para engajar a equipe. A integração deve envolver os outros membros para se tornar mais eficaz. Assim, os mais experientes podem receber o novo funcionário e treiná-lo em sua função, passando informações relevantes para acelerar o aprendizado.

O engajamento é promovido pela soma dos esforços coletivos para a execução das atividades da empresa. A tendência é uma pessoa ajudar a outra para atingir objetivos e transpor obstáculos mais facilmente.

Funcionários engajados são comprometidos, pensam com a cabeça do dono e contribuem para o sucesso da empresa. Em contrapartida, a empresa deve oferecer reconhecimento, recompensas e treinamento a essas pessoas para que continuem motivadas e desempenhando bem suas funções.

A integração de funcionários é uma etapa indispensável na jornada do colaborador. Quando bem executada, traz benefícios como a disseminação da cultura organizacional, o aumento do senso de propósito e o engajamento dos membros.

Você tem dúvidas na hora de elaborar uma estratégia de integração de novos funcionários? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×