Ferramentas de Gestão de Pessoas essenciais para uma liderança eficaz!

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Os colaboradores de uma organização são o ponto forte para o sucesso de suas atividades. Dessa forma, lideranças que investem no aperfeiçoamento de seus times observam inúmeros benefícios tanto para a cultura organizacional quanto para os negócios. Ao se utilizarem das chamadas ferramentas de gestão de pessoas, os líderes dão uma jogada de mestre para melhorar o desempenho dos funcionários e são capazes transformar o ambiente de trabalho, tornando-o mais harmonioso e eficiente.

Você, como gestor de RH, tem o desafio de ampliar a visão do corpo diretivo de sua empresa para inovar suas práticas de liderança. Para ajudá-lo, neste post trouxemos algumas ferramentas de gestão de pessoas que fazem total diferença para o desempenho das equipes. Confira!

Feedback

É um instrumento de avaliação que fornece aos profissionais de qualquer grau hierárquico os subsídios para potencializar suas habilidades e eliminar comportamentos negativos. Por meio do feedback, é possível encorajar as equipes, coletiva e individualmente, e evidenciar pontos que precisam ser corrigidos ou melhorados.

Avaliação de desempenho

É uma metodologia que vai ajudá-lo a verificar se o colaborador domina efetivamente suas atividades, atendendo os objetivos da organização.

A finalidade dessa ferramenta é avaliar a performance e produtividade dos colaboradores e identificar pontos fracos que precisam ser superados. Assim, é possível adotar as melhorias necessárias ao desenvolvimento contínuo dos funcionários e dos processos da instituição.

Pesquisa de engajamento

Importante ferramenta de gestão de pessoas, a pesquisa de engajamento tem o objetivo de mensurar o grau de satisfação dos colaboradores, seu nível de comprometimento com a cultura da empresa e peculiaridades das relações interpessoais.

De posse dos resultados, é possível identificar pontos que necessitam de atenção e estabelecer um plano de ações para o desenvolvimento de um ambiente organizacional construtivo para os negócios.

Programas de capacitação profissional

Ao utilizar planos de treinamento e desenvolvimento, como líder, você pode ajudar os colaboradores a aprimorarem suas habilidades, descobrir talentos e até mesmo fortalecer sua autoestima profissional.

Coaching na gestão de pessoas

É umas das ferramentas que visa ao aprimoramento de líderes e liderados. Trata-se de um mix de técnicas que utiliza várias vertentes do conhecimento para que uma pessoa obtenha resultados positivos em alguma área. Isso envolve noções de administração, psicologia, neurociência, planejamento estratégico, entre outros, com foco no ser humano.

Fator emocional

É impossível controlar tudo em seu ambiente de trabalho, mas um líder deve propor ações que reduzam os níveis de estresse e estabeleçam uma cultura emocional positiva. Ser capaz de lidar bem com pressão e enfrentar excessos de estresse são coisas completamente diferentes. Então, tente distinguir entre ambos e procure apoio, se necessário.

RH digital, a inovação

Com o avanço das tecnologias, a transformação digital já está chegando à gestão de pessoas. Nesse sentido, as empresas já lançam mão de equipamentos e sistemas integrados que otimizam processos, possibilitam uma visão panorâmica dos times e dão eficiência à comunicação. Veja alguns exemplos:

People analytics

Os sistemas digitais permitem a análise de dados do cotidiano da empresa, sendo aliados para o aprimoramento da estratégia de gestão. A partir da coleta, análise e organização dessas informações comportamentais, é possível observar o comportamento dos times e antecipar tendências, além de mensurar o nível de engajamento e produtividade.

Alfabetização digital

Pensar digitalmente é um dos maiores desafios das empresas nessa transformação tecnológica. Implantar a mentalidade digital nos colaboradores é o passo inicial para que as lideranças inovem sua gestão. Por isso, mais que dominar sistemas e recursos, todo o capital humano precisa abandonar velhos paradigmas de atuação e assumir os recursos digitais como itens essenciais ao cotidiano.

Mobile

Investir em mobilidade é de suma importância para o RH atual. Essa tecnologia favorecerá principalmente o autoatendimento e o próprio colaborador poderá responder por algumas atividades. O uso do WhatsApp e de outros apps já começou e eles se firmam como os principais canais de comunicação entre colaboradores e gestores.

O novo conceito de liderança no mundo empresarial contemporâneo precisa ser inovador. Por isso, utilizar-se de arrojadas ferramentas de gestão de pessoas é item fundamental para o aperfeiçoamento do capital humano de sua organização.

Para saber mais sobre este e outros temas voltados à gestão empresarial, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn e Twitter.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×