Fazendo mais em menos tempo: como ser mais produtivo?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Você é aquele tipo de pessoa que sonha em esticar o dia em algumas horas? Como isso (ainda) não é possível, vamos ajudá-lo a ser mais produtivo em 24 horas. Afinal, se a tecnologia está a nosso favor e, ainda assim, não damos conta de tudo, alguma coisa está errada.

Isso porque o ponto-chave pode estar em aprender a conservar o tempo e não a ganhar mais. Ter foco e mudar hábitos também traz ganhos significativos para a rotina diária e para o desempenho profissional, como começar o dia se dedicando a tarefas que exijam mais disposição e criatividade, criando uma rotina de atividades e anotando todos os compromissos.

No entanto, será que isso basta para ser mais produtivo? Neste post, vamos mostrar algumas maneiras valiosas para fazer o seu dia render. Acompanhe!

Como ser mais produtivo no trabalho?

O dia a dia no trabalho costuma ser pesado. No entanto, pode ganhar ares de leveza com uma simples organização e um olhar diferente para a rotina corporativa. É como a ideia do ócio criativo sugerida pelo sociólogo Domenico de Masi, você conhece?

A proposta é justamente que trabalho, estudo e lazer caminhem juntos. Com mais tempo livre, conseguimos pensar melhor, ser mais criativos e, consequentemente, ganhamos em produtividade.

Existem estratégias que, se bem definidas, farão muita gente sentir uma certa inveja de você, que ficará cansado de responder à pergunta: “como você consegue fazer tudo isso?”. Veja só:

Organize suas tarefas

Quando organizamos as nossas atividades do dia ou da semana, fica mais fácil enxergarmos todos os compromissos e até assumir novos, caso seja necessário. É nesse momento que você pode separar seu tempo em dois segmentos. Um dedicado às tarefas criativas, que são aquelas que exigem mais de você, como a redação de um texto ou o desenvolvimento de um novo projeto, e outro para as reativas, comumente as consideradas mais burocráticas, como responder a um e-mail.

Estabeleça rotinas

Quando fazemos todos os dias a mesma coisa, nossa mente condiciona-se e entende que determinados períodos foram separados para aquele tipo de atividade. Por exemplo, habitue-se a fazer trabalhos mais criativos pela manhã, a fazer pausas ao longo do dia para um café ou reuniões e a deixar para o fim do expediente as tarefas reativas, como responder mensagens e checar as redes sociais, que não consomem tanto a sua energia.

Use bem a tecnologia

As ferramentas de comunicação da era digital, como celulares e tablets, são úteis, mas não precisam ser o combustível do trabalho. Existem aplicativos gratuitos que o ajudam a anotar os compromissos, administrar projetos em que esteja envolvido, lembrar de reuniões com clientes e até a programar respostas de e-mails.

Tenha bons hábitos

Está cientificamente comprovado que pessoas que têm bons hábitos, como praticar atividades físicas, sustentar um hobby ou tocar algum instrumento, ganham grandes chances de serem mais produtivas no trabalho. Veja só um estudo feito pela Dartmouth University: os pesquisadores comprovaram que o exercício físico ajuda a aumentar o nível de BDNF, uma proteína do nosso organismo ligada à concentração e à nossa capacidade de aprender.

Com foco, determinação e uma agenda mais organizada, dificilmente, você vai se queixar de falta de tempo. Ao contrário, de repente, dará até para aprender um novo idioma, investir naquela especialização que há tempos você almeja ou tomar café com um amigo.

Para ser mais produtivo não só no trabalho, mas também na vida, basta uma boa dose de disciplina. A produtividade é uma conquista diária, por isso, quando você enxerga o todo, aprende a se dedicar às tarefas certas, que realmente exijam seu foco, e ganha um tempo valioso.

O artigo foi útil para você? Aproveite e curta nossas páginas no Facebook, no LinkedIn e no Twitter. Há sempre novidades para ajudar na sua carreira!



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×