Time de vendas: Estratégias para potencializar a produtividade

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É um grande equívoco associar excelência na produtividade do time de vendas unicamente à quantidade de contratos fechados. Mais importante que vender é fidelizar clientes por meio de boas experiências e atrair novos leads para seu negócio. Para tanto, é preciso desenvolver atitudes positivas e habilidades técnicas em seus profissionais, por meio de contínuo aprendizado e motivação, a fim de sanar gaps de desempenho.

Pensando nisso, este post apresenta algumas ferramentas educacionais e de gestão para aumentar a produtividade do time de vendas de sua empresa. Confira a seguir!

Crie uma política de educação continuada no time de vendas

A capacitação profissional interna é uma ferramenta indispensável ao desenvolvimento do capital intelectual em sua empresa, o que inclui o time de vendas. Afinal, aptidão para vendas não é sinônimo de conhecimento técnico.

Estabelecer uma política de educação continuada significa investir em um conjunto de ações permanentes dentro da empresa a fim de permitir atualização quanto às tendências de mercado e procedimentos inovadores que desenvolvam os profissionais.

Ao criar uma agenda permanente de capacitação dos profissionais de vendas, as empresas não somente desenvolvem habilidades individuais como também disseminam os valores da organização e promovem relações interpessoais que ajudam na sustentabilidade do negócio.

Por isso, investir em treinamentos internos, ferramentas de coaching, plataformas e atividades de engajamento com foco no desempenho da equipe são formas de manter os profissionais instigados a vencer desafios e fidelizar novos clientes.

Tenha clareza nos objetivos e metas

Se sua equipe de vendas compreende bem os objetivos e metas estabelecidos pelos gestores, é possível ter estratégias eficientes e definir prioridades de atuação. Além disso, com base nessa premissa é possível fundamentar um trabalho multidisciplinar envolvendo setores-chave para dar suporte ao time de vendas e construir ações que demonstrem maior eficácia, evitando erros que prejudiquem o desempenho da equipe.

Escolha os indicadores de performance

Conhecidos pela sigla KPI (Key Performance Indicators), esses indicadores de performance são indispensáveis à orientação do trabalho de sua equipe. Os KPIs nada mais são que métricas que permitem observar o desempenho dos processos estabelecidos para alcance dos objetivos e metas.

Assim, é possível tanto observar ações que estão gerando resultados e tomar decisões para aumento da performance quanto identificar falhas e corrigi-las. Veja alguns exemplos de indicadores:

  • eficiência;
  • faturamento;
  • produtividade;
  • qualidade;
  • satisfação dos clientes;
  • taxa de conversão em vendas;
  • ticket médio;
  • custo do produto vendido.

Use um bom CRM para gestão de vendas

Uma das principais falhas dos gestores de vendas é não saber com certeza o que sua equipe está fazendo e como anda a relação dela com os clientes. Por isso, os CRM (Customer Relationship Management) são ferramentas de gestão que permitem o desenvolvimento de uma visão inteligente da rotina do seu time e trabalhar com ele de forma integrada, ainda que todos estejam deslocados geograficamente (viajando por todo o território nacional, por exemplo).

Isso permite melhores tomadas de decisão e otimização de processos com base em diferentes aspectos. Tais como:

  • acesso rápido a dados dos seus clientes;
  • acompanhamento das etapas de negociações para fechamento de contratos;
  • comunicação integrada por meio de diferentes aplicativos (rede social corporativa, intranet, apps de mensagens instantâneas etc.);
  • desempenho individual de cada profissional de vendas;
  • gestão dos canais de relacionamento com os clientes;
  • logística de entrega do produto ou serviço;
  • problemas com os serviços ou produtos ofertados;
  • visualização da experiência dos clientes.

Desenvolva a cultura engajada

Outra forma de estimular a performance de sua equipe de vendas é por meio de estratégias de engajamento. As pessoas, por sua natureza, gostam de se sentir importantes e reconhecidas por seu trabalho. Por isso, torne públicas as parabenizações e adote critérios de premiação e participação nos resultados.

O engajamento também surge quando um gestor propõe ensinamentos aos colaboradores e os ajuda a vencer desafios. Além disso, motivar também significa oferecer feedbacks que auxiliem no crescimento individual e ouvir os questionamentos de cada colaborador, até chegar a um denominador comum para melhorias das ações do time.

Desenvolver estratégias eficientes para a melhoria da produtividade do time de vendas, além de ser fator de engajamento, alavanca contratos de peso. Se você gostou deste conteúdo, assine nossa newsletter e atualize-se com insights que farão a diferença!



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