4 estratégias eficientes para reter talentos na sua empresa

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Em um mercado cada vez mais competitivo, reter talentos se tornou um desafio que não pode ser deixado de lado pelas empresas. Perder colaboradores capacitados gera prejuízos financeiros e é ruim para o time que permanece na empresa.

Ao contrário do que muitos pensam, para manter uma equipe de alto desempenho não basta apenas oferecer boas remunerações. É por isso que neste artigo separamos 4 estratégias que vão muito além do salário, para não só preservar talentos, como também ser alvo de novos profissionais.

1. Estabelecer uma cultura organizacional consistente

A forma como a empresa é vista e desejada por seus próprios funcionários e pelo mercado é uma das coisas que um profissional pode levar em conta, em um momento de dúvida, quanto à sua permanência.

É fundamental constituir uma cultura organizacional forte. Isso inclui coerência entre o que se fala e o que se faz, valores sólidos, políticas internas claras, sistemas de inclusão, ações de relevância social e até a forma como os líderes tratam colaboradores. Ou seja, é preciso criar uma imagem sólida. Isso nos leva à segunda estratégia.

2. Ter propósitos autênticos e claros

É elementar para a corporação gerar o senso de propósito e definir uma razão de existir que seja relevante socialmente. Especialistas apontam que jovens profissionais buscam empresas onde seja possível alinhar a cultura empresarial com seus valores pessoais, sendo isso mais importante até do que os ganhos financeiros.

Isso significa que organizações com propósitos claros e autênticos poderão ter maior retenção de profissionais. Saber onde se quer chegar e quais são os meios para alcançar os objetivos tornam as circunstâncias motivadoras para a rotina no trabalho.

3. Promover o desenvolvimento dos profissionais

Esta é uma outra estratégia extremamente pertinente para a empresa que não quer perder seus melhores profissionais. Um olhar voltado para o treinamento e desenvolvimento da equipe irá mostrar a valorização dos funcionários.

É preciso que cada indivíduo veja seu próprio desenvolvimento profissional, perceba que a organização investe nele e se sinta valorizado e motivado para alcançar seus objetivos pessoais e organizacionais.

4. Enxergar as particularidades de cada profissional

Para um clima organizacional saudável, é primordial entender que cada profissional, antes de tudo, é um indivíduo com particularidades e necessidades. Ser flexível quanto a horários, possibilitar o home office, promover momentos de descontração e relaxamento são algumas estratégias.

Além disso, conhecer um pouco da vida pessoal do colaborador — se ele está lidando com problemas familiares ou está em um momento importante da vida pessoal, por exemplo — desperta um senso de valorização na equipe e pode ser um fator muito relevante para a empresa que deseja reter talentos.

Desenvolver estratégias para reter talentos é essencial e deve ser um dos objetivos da liderança. Como vimos neste artigo, as técnicas usadas serão úteis para muito além desse propósito, já que também vão fortalecer a imagem da organização.

A valorização do funcionário é um dos fatores mais importantes dentre essas estratégias. É por isso que convidamos você a ler um artigo sobre as tendências para o treinamento e desenvolvimento de pessoas. Ele será muito útil se você quiser manter os melhores talentos no time.



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