Educação corporativa: Está na hora de você parar de investir em treinamento!

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

As organizações têm investido muito em treinamento para colaboradores a fim de atualizar conhecimentos e aumentar o desempenho em relação ao trabalho. Mas o que se percebe é que as ações são pontuais e isoladas do contexto estratégico das empresas.

Ações restritas de treinamento não são capazes de fazer com que os colaboradores assumam um compromisso com a proposta da empresa. Para isso, é preciso muito mais envolvimento, aderindo à educação corporativa em vez do treinamento.

Treinar por si só já é uma palavra restritiva, remete a esquemas mecanicistas, enquanto educar propõe o envolvimento da pessoa na organização. A educação preocupa-se com o desenvolvimento e o papel do indivíduo na cultura e na estrutura da empresa.

Veja, a seguir, as principais vantagens de se investir em educação corporativa para sua empresa!

8 benefícios que a educação corporativa oferece

Aprendizagem contínua

A educação corporativa oferece um plano de aprendizagem e desenvolvimento contínuo — fator essencial no mundo atual, em que as transformações são frequentes. A educação contínua tem por objetivo incorporar conhecimentos, desenvolver habilidades e instruir os colaboradores sobre o uso de novos equipamentos, sistemas e dispositivos eletrônicos.

Aumento da produtividade

Com a constante atualização dos colaboradores, a empresa só tem a ganhar em produtividade. Os profissionais se tornam mais seguros do que estão fazendo e, consequentemente, as falhas no processo diminuem, a qualidade do produto ou serviço aumenta, os prazos são cumpridos e os clientes ficam satisfeitos.

Mais motivação e engajamento

A equipe que participa da educação corporativa apresenta maior motivação e engajamento. Durante esse processo, a cultura, os objetivos e os valores da empresa são reafirmados. Assim, os profissionais se sentem mais valorizados. É como se a organização estivesse dizendo para seus colaboradores: “nós acreditamos em vocês”.

Atração e retenção de talentos

Empresas que dispõem de educação corporativa são mais procuradas pelos profissionais que estão em busca de aprimoramento e oportunidades em sua área. Além disso, a formação continuada reflete também na retenção dos talentos, que se sentem valorizados quando participam de um programa de desenvolvimento regular.

Portanto, a educação corporativa impacta positivamente nos índices de rotatividade e absenteísmo, e isso significa, para a empresa, uma redução de pedidos de demissão, bem como do número de faltas ao trabalho.

Clima organizacional positivo

A motivação e o engajamento favorecem a colaboração entre a equipe, diminuindo a competitividade. O fato de um profissional ter alguém com quem contar diminui a sensação de falta de sentido no que faz. Logo, ele entende que o seu trabalho é importante para a organização e para o time.

Comunicação Interna

Uma vez que as pessoas estão mais engajadas e a empresa tem um canal de educação corporativa, as informações se tornam mais claras. A comunicação interna flui de maneira mais fácil, dos gestores para as equipes e entre os próprios membros.

Aprimoramento da gestão

A empresa pode contar com um programa visando desenvolver habilidades em seus líderes ou futuros líderes. Por meio disso, fica mais fácil conseguir informações pontuais e oferecer o suporte necessário à liderança a fim de que ela se relacione melhor com a equipe e ajude a resolver conflitos.

Vantagem competitiva

Quando as empresas investem em educação corporativa, elas obtêm uma vantagem competitiva perante seus concorrentes. Na era do conhecimento, quem se importa com o desenvolvimento do capital humano agrega valor aos produtos e serviços, entregando qualidade aos clientes.

Assumir a aprendizagem como algo a ser feito cotidianamente é compreender que em um mundo complexo e volátil como o de hoje não há espaço para a acomodação.

Entendeu por que a educação corporativa faz a diferença? Clique aqui, baixe nosso portfólio gratuitamente e conheça um pouco mais sobre esse método de aprendizado!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×