Cultura organizacional: Como acelerar a transformação digital nas empresas?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Os processos de uma empresa estão cada vez mais automatizados, máquinas e sistemas executam as tarefas, mas quem comanda essa tecnologia? Pessoas! Líderes e colaboradores da empresa. A maior habilidade delas é aplicar o próprio conhecimento no trabalho que realizam — e isso é um bem intangível da cultura organizacional.

A cultura organizacional, por sua vez, é composta por aspectos visíveis e formais de um lado e aspectos invisíveis e informais de outro.

Enquanto o prédio, os departamentos, os cargos e as estratégias são visíveis; as influências de poder, relações afetivas, crenças, valores e conhecimentos são invisíveis.

Quer entender melhor sobre o assunto e saber como acelerar a transformação digital na sua empresa por meio da cultura organizacional? É sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Acompanhe:

Qual é o tipo de cultura organizacional da sua empresa?

A cultura organizacional é um conjunto de muitos elementos que dão identidade à empresa. É comum encontrá-la nos seguintes tipos:

Conservadora

Preza pelos costumes, crenças e valores antigos. Possui tradição e valoriza muito suas origens. Por característica, não gosta de mudanças.

Adaptativa

É flexível e aberta às mudanças, incentivando também a inovação. Por característica, lida com o desafio de equilibrar a necessidade de modernização e a estabilidade.

Além disso, a cultura varia em intensidade:

  • forte: os valores empresariais são compartilhados amplamente por grande parte dos membros da organização. Desse modo, existe influência direta nos comportamentos e expectativas;
  • fraca: mudanças são aceitas e absorvidas rapidamente. Existe uma grande inconstância e variabilidade.

É relevante identificar quais aspectos são destacados na cultura da sua empresa, uma vez que assim fica mais fácil direcionar uma estratégia de mudança.

Como incentivar a mudança cultural para transformação digital?

Para cada tipo de cultura organizacional será utilizada uma estratégia diferente de implantação digital.

É fato que culturas adaptativas são mais suscetíveis à absorção de novas ideias, mas isso não quer dizer que culturas conservadoras não possam mudar.

Para a mudança acontecer, são necessários pelo menos três itens:

  • liderança;
  • disposição para correr riscos;
  • remoção dos silos funcionais.

A liderança tem um papel fundamental na transformação. É importante que o líder dê suporte às pessoas e atue mais como treinador do que como tomador de decisões de cima para baixo. Acima de tudo, ele deve incentivar e oferecer as alternativas digitais aos colaboradores.

Para que a mudança ocorra é preciso correr riscos calculados, porque ficar parado não leva a lugar algum. Só a transformação é capaz de reinventar os negócios e tornar a empresa mais competitiva no mercado.

Silos funcionais são os departamentos hierárquicos. A necessidade de removê-los significa tornar as equipes multifuncionais dispostas a se auto-organizarem para suprir as necessidades dos clientes.

Por que preparar as pessoas para a transformação digital?

A transformação digital não é sobre a tecnologia em si, e sim sobre uma nova forma de pensar, resolver problemas e se relacionar com as pessoas.

Para preparar as pessoas para uma cultura organizacional digital, é necessário incentivar a disposição para correr riscos.

A mudança que deve acontecer é a de um mindset analógico para um digital, onde as falhas aparecem mais rapidamente, mas também são vistas como oportunidades.

Nesse novo mindset as equipes são multifuncionais, a hierarquia é mínima e as pessoas aprendem ouvindo e se aproximando dos clientes.

Então, a partir dos investimentos em mudança de atitude, se torna possível e mais fácil a transformação digital na empresa.

Antes de implantar modificações de modo autocrático, é indispensável preparar as pessoas para que essas recebam a novidade sem resistências.

Isso só é possível quando o líder se comunica eficazmente com a equipe e está disposto a incentivar a mudança de cultura organizacional para acelerar a transformação digital na empresa.

Gostou do post de hoje? Que tal aprender ainda mais sobre o incentivo ao desempenho das pessoas? Confira agora mesmo nosso outro artigo com 4 premissas essenciais para elevar o desempenho de seus liderados!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×