5 principais tipos de coaching empresarial e como escolher o ideal

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Para quem já conhece a metodologia, é comum que uma das primeiras coisas que vem à cabeça quando falamos em desenvolvimento de competências é o coaching. Essa é uma solução ainda mais importante quando abordada dentro do contexto empresarial, que reúne uma quantidade significativa de talentos e oportunidades.

Os tipos de coaching empresarial servem para direcionar os profissionais sob diferentes focos. Por isso, é essencial conhecer cada um deles e descobrir como ajudam a ter clareza, traçar um caminho consistente e conquistar os objetivos propostos. Vamos conferir?

1. Coaching executivo

O coaching executivo é voltado para profissionais que assumem posições de alta liderança na empresa. Ele serve tanto para aprimorar habilidades interpessoais (como a visão estratégica) quanto para melhorar a clareza sobre a tomada de decisões.

Pelo fato de o executivo ser um profissional responsável por inspirar outros, muitas vezes pode encontrar dificuldades em ser motivado a agir em relação às suas próprias aspirações. Porém, com a definição de objetivos claros e metas realizáveis, pode alcançar a sua melhor versão e multiplicar os benefícios disso para toda a organização.

2. Coaching de equipe

Se por um lado o coaching executivo é uma forma de trabalhar o profissional individualmente, o coaching em grupo é o seu oposto. Não se trata apenas de uma réplica do atendimento individual para um número maior de pessoas, mas de práticas específicas voltadas para a equipe.

Esse processo faz com que os colegas estreitem relações, percebam alinhamento de objetivos, potencialidades, limitações e conhecimentos que podem ser utilizados para cumprir um propósito comum. Entre algumas das principais possibilidades estão:

  • aumento do foco;
  • alinhamento de metas;
  • desenvolvimento de competências;
  • melhoria nas relações interpessoais e confiança mútua;
  • abertura dos canais de comunicação.

3. Coaching comercial

Para o time de vendas, é um dos tipos de coaching capazes de trazer resultados inspiradores. Diferente dos treinamentos, ele não aborda técnica de vendas. Seu foco está na promoção do autoconhecimento, na percepção das próprias habilidades e também daquelas competências que precisam ser desenvolvidas.

Dessa forma, o coachee passa a atuar no ambiente interno a partir do alinhamento da sua percepção sobre si mesmo e suas habilidades. Isso permite que ele crie soluções próprias para os padrões já existentes no ambiente em que atua.

4. Coaching gerencial

Assumir uma posição de liderança é um desafio constante. Por isso, o coaching gerencial pode contribuir em diversos aspectos. Esse tipo de estratégia possibilita que o profissional utilize técnicas que vão ajudar as equipes a identificar características importantes na atuação.

Além disso, o profissional que ocupa a posição de liderança passa a estimular o desempenho dos seus liderados, tornando as pessoas mais confiantes, motivadas e autogerenciáveis.

5. Coaching de negócios

A aplicação do coaching de negócios também é bastante benéfica para qualquer empresa, já que auxilia no estabelecimento de objetivos claros e realizáveis. Ele também ajuda a mapear o caminho com base em metas menores que garantem o sucesso da busca.

Essa prática ajuda a diagnosticar a situação do negócio — como a equipe atua, quais são os processos existentes e, finalmente, o que precisa ser transformado para alcançar o objetivo desejado. A partir disso, são estabelecidas atividades e metas que levam o negócio ao sucesso.

Conforme vimos ao longo do artigo, há diferentes métodos de coaching. Cabe a cada empresa avaliar os que valem a pena em todos os setores, sem excluir nenhum profissional da lista de possíveis auxiliados.

Agora que você já conhece os tipos de coaching, curta nossa página no Facebook e não perca nenhum dos nossos conteúdos. Esperamos você lá!

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