4 modelos de educação corporativa que você precisa conhecer

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

O mundo atual pede uma atualização constante de conhecimentos, principalmente dentro do universo empresarial. É por isso que empresas que oferecem um sistema de educação corporativa a seus profissionais saem na frente. O objetivo é ir além de treinamentos isolados e implantar um modelo em que os colaboradores possam ter acesso contínuo à capacitação.

Entre os benefícios do investimento em educação corporativa estão o aumento da produtividade, do engajamento e da retenção de talentos. Afinal, o profissional percebe que está sendo valorizado e que está crescendo ao ter acesso a conteúdos relevantes para sua carreira e até para sua vida pessoal.

Se você ainda não adota essa estratégia na sua empresa, está na hora de conhecer os principais modelos e escolher qual é o mais adequado para ser implantado! Isso será decisivo para os resultados esperados pela gestão. Conheça quatro opções que separamos neste artigo.

1. Universidade corporativa

Uma das principais estruturas para empresas que desejam investir na educação de seus talentos é a Universidade Corporativa. Nesse sistema, a companhia cria uma arquitetura de educação que considere a estratégia do negócio, a cultura da empresa e seus objetivos de médio e longo prazos.

Além disso, define estratégias blended (presenciais, digitais e sociais) para ofertar uma série de experiências de aprendizagem que vão levar seu time de funcionários para um patamar de desenvolvimento que os permita atingir os objetivos esperados.

Em muitos casos, parte dos cursos ofertados são facilitados pelos próprios gestores, compartilhando seu conhecimento com a sua equipe, e parte oferecida por consultorias que trazem diferentes métodos e técnicas e uma visão atualizada sobre o mercado, com foco em resultados.

2. Escola de vendas

Para empresas que trabalham com venda de produtos ou serviços, oferecer uma escola de vendas para os colaboradores é extremamente benéfico. A implantação desse modelo garante que o time esteja alinhado em relação ao método comercial da empresa, conheça bem os seus produtos e saiba diferentes abordagens para apresentar soluções aos seus clientes.

A metodologia utilizada na Escola de Vendas deve ser participativa, recheada de discussão de casos reais, simulações de vendas e negociações e técnicas de vendas e de influência que preparem o time para se relacionar com os clientes.

3. Academias de liderança

Essa é mais uma estratégia para desenvolver talentos dentro da corporação. Líderes bem preparados e competentes são um diferencial para os resultados da companhia e para a dinâmica da equipe, por isso é importante sempre investir neles.

As academias de liderança desenham programas personalizados de educação para desenvolver capacidades que vão ser convertidas no sucesso da empresa. Pode-se considerar diferentes níveis e apresentar soluções diferenciadas de acordo com a proficiência de cada um.

Para novos líderes, algo que os capacite a lidar com esse novo momento. Para os mais experientes, temas mais estratégicos, que ampliem o olhar sobre pessoas e negócios. Assim, os profissionais têm seu potencial valorizado e ampliam a visão sobre os objetivos e comportamentos que um gestor deve ter.

4. Trilhas de desenvolvimento

As trilhas de desenvolvimento são uma opção dinâmica e flexível de aprendizagem, em que o próprio profissional pode traçar suas metas e percorrer caminhos para crescer profissionalmente. Tudo isso por meio de ferramentas e conhecimentos oferecidos pela empresa.

Esses são alguns modelos de educação corporativa que podem revolucionar a cultura empresarial de sua instituição e o desempenho do time, aumentando as vendas e trazendo ainda mais satisfação para cada profissional.

É importante lembrar que o desenho e a implantação de qualquer um desses sistemas deve ser feito por uma consultoria capacitada e experiente, que consiga avaliar as necessidades de cada instituição. Só assim será possível atingir os resultados necessários e garantir o acesso a metodologias e conteúdos realmente relevantes e geradores de resultados.

Por isso, convidamos você a conhecer e a entrar em contato com a MM Educação Corporativa, que oferece soluções personalizadas para a capacitação de equipes.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×