4 armadilhas que minam a produtividade no trabalho

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Manter a produtividade no trabalho é fundamental, mas é também um verdadeiro desafio. Muitos elementos podem prejudicar a performance do colaborador na empresa. Com isso, entregar o que é esperado fica cada vez mais difícil e os efeitos disso são acúmulo de trabalho, tensão e atrasos.

Neste post, vamos mostrar quais são as principais armadilhas para a produtividade e que medidas podem melhorar o desempenho no trabalho. Ficou interessado? Confira o conteúdo a seguir e entenda mais sobre o tema!

O que pode estar afetando a produtividade no trabalho?

Há várias questões que podem impactar negativamente a produtividade no trabalho. Veja mais adiante:

1. Falta de motivação

A falta de motivação mina a produtividade, porque ela torna o colaborador menos atento, com baixa energia e desinteressado com as tarefas. O profissional rapidamente se dispersa e qualquer outro tipo de estímulo tende a desviar a atenção dele.

Sem motivação, o funcionário realiza a atividade de forma mecânica, apenas buscando o alívio de terminar a tarefa. Não há envolvimento, nem engajamento, o que compromete a qualidade e o rendimento como um todo.

2. Cobranças excessivas

O excesso de cobrança por parte dos gestores também é um fator que prejudica a produtividade no trabalho. Isso acontece porque o profissional fica ansioso e até mesmo com medo de cometer erros. Ele acaba trabalhando com tanta cautela, hesitação e temor que sua criatividade pode ser inibida.

Além disso, as cobranças excessivas provocam o sentimento de falta de confiança no colaborador. Ao longo do tempo a relação com a liderança vai se desgastando, o que gera insegurança na realização das tarefas, desmotivação e insatisfação com o emprego.

3. Desorganização do funcionário

Muitas vezes, o colaborador tem dificuldade de se organizar, estabelecer prioridades diante das demandas. A desordem nas tarefas, na agenda ou mesmo na mesa de trabalho prejudicam o desempenho do profissional, deixando-o desconcentrado e perdido. Esses fatores diminuem a qualidade do trabalho efetivado, trazendo impactos negativos para o funcionário e o time do qual faz parte.

4. Falta de comunicação com os gestores

Problemas de comunicação interna prejudicam muito a produtividade da equipe. Quando não há um processo saudável de troca de informações na empresa, muito tempo é perdido com erros e ajustes, além dos esforços que são desperdiçados.

Isso pode ocorrer devido a falhas no compartilhamento de dados entre gestores e colaboradores. Quando uma mensagem não é adequadamente compreendida, é fundamental que haja um espaço para o esclarecimento de dúvidas. Deficiências nesse processo também tendem a minimizar a produtividade e a trazer muitos efeitos negativos.

Que estratégias adotar para melhorar a produtividade dos colaboradores?

Há diversas atitudes que um gestor pode tomar para aumentar a produtividade da equipe. Um fator fundamental para aumentar o engajamento, por exemplo, é cuidar para que haja um ambiente positivo no trabalho, estimulando sempre a cooperação e fornecendo feedbacks estimulantes. É preciso também estabelecer um nível saudável de cobrança, fazendo com as pessoas se sintam desafiadas, mas sem excesso de pressão. Isso ajuda no bem-estar do colaborador, o que contribui para um melhor rendimento.

Otimizar a comunicação por meio de ferramentas adequadas e de diálogos construtivos também ajuda o time a se desenvolver mais em suas atividades. Além disso, o investimento em capacitação contínua é importante, pois ele instrumentaliza os trabalhadores com novas ferramentas para o trabalho.

Muitos fatores podem gerar uma baixa produtividade no trabalho. Desmotivação, excesso de cobranças, clima organizacional negativo, falta de apoio, competitividade exagerada são apenas alguns exemplos de motivadores para um rendimento abaixo da média.

Neste post, você pôde ver também diversas alternativas para evitar esses problemas na empresa. A educação corporativa, feedbacks construtivos e um clima organizacional bom são elementos importantes para tornar a equipe mais produtiva.

E então? Você gostou de saber quais são as armadilhas que minam a produtividade no trabalho? Confira também o nosso post sobre como ser mais produtivo!



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×